Varejo On-line: liderança e evolução constante com campanhas inteligentes - CASE MERCADO LIVRE

Você sabe o que é preciso fazer para se manter líder no varejo on-line? Para um setor tão competitivo e dinâmico como o digital, parece uma pergunta um tanto difícil.

Neste texto vamos usar o Mercado Livre como exemplo de liderança do varejo on-line e vamos contar sobre as soluções de campanhas inteligentes do Google, que foram utilizadas para alcançar e consolidar o sucesso e obtendo resultados acima da média com mais eficiência.

Está preparado para ter uma mentalidade voltada à automação e testes? 

É o primeiro passo para obter diferencial competitivo no varejo on-line.

O Mercado Livre, por exemplo, é o 1º site mais acessado entre varejistas e o 5º mais acessado do Brasil. É o maior marketplace da América Latina, com mais de 150 milhões de ofertas em tempo real.

E, claro, no celular ele também não decepciona, considerando que o maior acesso on-line ocorre por smartphones, mais da metade das suas vendas ocorrem em aparelhos móveis, sendo que um a cada quatro celulares do Brasil possui o aplicativo do Mercado Livre instalado no aparelho.

Além disso, o Mercado Livre oferece todo um ecossistema de serviços para comércio, como soluções para compras, vendas, anúncios, pagamentos (como o Mercado Pago) e envios (como o Mercado Envios), entre todas as outras soluções, temos o Mercado Shops, Mercado Livre Classificados e o Mercado Livre Publicidade. 


Como aumentar a liderança no varejo on-line

Ainda seguindo o exemplo do Mercado Livre, para aumentar sua participação de mercado com rentabilidade no Brasil e na América Latina, a empresa focou em compreender a jornada de seus usuários (em momentos pontuais e sazonais), desde o momento da pesquisa até a compra final.

O resultado, de acordo com dados do Google Ads, foi:

78% das conversões do Mercado Livre na busca paga ocorrem com 2 ou mais interações.

80% dessas interações levam 2 dias ou mais.


E como isso foi possível?

Através de um processo claro, simples e automatizado através dos modelos de atribuição do Google Ads conhecido como Data-Driven Attribution (DDA), que funciona baseado em dados e comparada, por meio de algoritmos, jornadas similares e suas respectivas taxas de conversões para calcular o valor de cada interação.

Dessa forma, é possível atribuir, de forma mais adequada, o crédito aos participantes da jornada de forma automática.

Ou seja, este modelo de atribuição valoriza toda a jornada do usuário e vai além dos desafios de ter uma campanha que tenha bons resultados, pois ajuda também em outros objetivos de negócio, como aquisição de novos usuários, uma prioridade para os canais de mídia dentro do Mercado Livre e um dos indicadores mais importantes para eles.

Além disso, o Mercado Livre também passou a automatizar seus lances usando soluções de Smart Bidding do Google, que é um subconjunto de estratégias de lances automáticos que faz otimizações para conversões. Conhecidos também como lances inteligentes, eles usam o aprendizado de máquina para otimizar lances e maximizar conversões.

Essa automatização de lances foi importante não apenas por levar em consideração os sinais do modelo DDA (que explicamos acima) para automatização, mas também para facilitar o gerenciamento das campanhas.

Imagina gerenciar 60 milhões de itens e 12 milhões de vendedores? Isso demanda muito tempo e esforço em tarefas que podem ser automatizadas.


Resultados e evolução constante

Os resultados da atribuição DDA, combinado ao lance inteligente superaram as expectativas do Mercado Livre, com crescimento de 30% em Retorno de Investimento em Publicidade (ROAS) e aumento de 35% na aquisição de novos usuários.

Além dos números, o Mercado Livre alcançou resultados qualitativos também, gastando menos tempo com otimização e relatórios das campanhas de Search e Shopping, e puderam dedicar mais tempo e esforços em trabalhos estratégicos de maior impacto.

Gostou? Seria incrível atingir estes resultados no seu negócio, não é mesmo? 

Mas lembre-se que ser bem-sucedido utilizando apenas novas tecnologias não garante o sucesso de amanhã. O principal desafio em busca da liderança no varejo on-line ou em qualquer negócio digital está em entender o que pode ser feito de diferente, estar sempre atualizado e antecipar ações quando perceber que o jogo pode virar.


Varejo On-line para o Setor Automotivo

Assim como o Mercado Livre, você também pode abrir espaço para uma nova maneira de pensar o negócio e dar exemplo de como ser um líder mantendo-se sempre à frente.

Para isso, você pode contar com as soluções da Alpes.One, temos um shopping de soluções próprias e de parceiros, desenvolvendo o que há de melhor em performance no marketing digital para ajudar sua empresa na jornada rumo ao topo! 

Criamos ferramentas de gestão e automação que facilitam e otimizam cada vez mais o processo de marketing digital, análise de KPIs, captação de leads e desenvolvimento web para o segmento automotivo. 

Atuamos com soluções integradas, facilitando o ambiente de prospecção, interação e relacionamento de vendas em concessionárias, seja para venda de veículos 0km e seminovos.

Leia também: Seminovos, o que fazer para se diferenciar no setor que fará toda diferença em 2021

varejo online google shopping anúncios do google machine learning modelos de atribuição do google como vender melhor online mercado livre gerenciamento de campanhas campanhas inteligentes do google

26 May 2021

Compartilhar:

Anterior

Próxima

Alpes One

Empresa de Tecnologia de Performance para setor automotivo.